LINHA DO TEMPO DA COMUNICAÇÃO
1876
- 7 de março – Alexandre Graham Bell obtém a patente da invenção do telefone
1877
- O primeiro telefone do país é instalado no Rio de Janeiro
1878
- O primeiro telefone público é instalado nos EUA
1879
- D. Pedro II autoriza o funcionamento da primeira empresa de telefonia no Brasil
1883
- A 1a. estação telefônica do Brasil é instalada em Santos, com 75 assinantes
1884
- Os primeiros telefones começam a funcionar na cidade de São Paulo
1892
- Alon B. Strowgeer inaugura, em Indiana, a primeira central telefônica automática
1893
- As primeiras transmissões de sinais telegráficos e da voz humana em telefonia sem fio no mundo são realizadas pelo Padre Landell de Moura, na cidade de São Paulo
1922
- Os serviços de telegrafia e telefonia via rádio são introduzidos no Brasil, entre o Rio de Janeiro e Nova Iorque. Nesse mesmo ano inaugurada a primeira central telefônica automática do país, em Porto Alegre.
1946
- Entra em funcionamento o primeiro computador eletrônico dos Estados Unidos, o Eniac
1956
- Começa a funcionar o primeiro cabo telefônico transatlântico entre Estados Unidos e Grã-Bretanha
1958
- O primeiro sistema de discagem direta a distância (DDD) da América do Sul é implantado no Brasil, entre Santos e São Paulo
1962
- Entra em operação o primeiro satélite mundial de telecomunicações, o Telstar, construído pelos Laboratórios Bell
1966
- Início da aplicação de fibra óptica em telecomunicações
1971
- A Intel anuncia o invento do microprocessador, base dos futuros computadores
1972
- É criada a holding Telebrás, responsável pelas empresas governamentais de serviços públicos de telecomunicações do Brasil. São instalados os primeiros telefones públicos (os orelhões) no Rio de Janeiro e em São Paulo
1975
- O Brasil integra-se ao sistema de discagem direta internacional (DDI)
1978
- A Telefonia Móvel Celular é ativada no Japão
1982
- A primeira central de CPA (Central com Controle por Programa Armazenado) da América Latina é instalada em São Paulo
1990
- A primeira cidade brasileira a usar a Telefonia Móvel é o Rio de Janeiro
1995
- Implantada a Internet comercial no Brasil
1998
- Privatização do Sistema Brasileiro de Telecomunicações – Telebrás
- Início da competição no mercado nacional de Telecomunicações com a concorrência das operadoras “espelho” para o STFC (Sistema Telefônico Fixo Comutado)
1999
- A Telefônica introduz em São Paulo a tecnologia ADSL, que possibilita enviar e receber dados e imagens em altíssima velocidade
2000
- Escolha da faixa de 1.8 MHz para o PCS (Personal Communication Service)
2001
- Assinatura das primeiras licenças GSM
LINHA DO TEMPO DOS EQUIPAMENTOS TECNOLOGICOS
1. A evolução dos celulares
A febre do século XXI, como é chamado por psicólogos e pedagogos, o telefone celular fica menor a cada lançamento, enquanto suas funções e sua influência na vida moderna aumentam com uma velocidade impressionante.
Se antes o celular era sinal de status, hoje ele é considerado indispensável à vida pessoal e profissional. Além de fazer e receber chamadas, o que o torna ainda mais fundamental são os diversos serviços disponíveis, como internet, rádio, máquina fotográfica, filmadora, televisão e mensagens de texto SMS e multimídias MMS.
Os primeiros celulares comerciais apareceram no começo dos anos 70. Esses “tijolões”, pesados e desengonçados, entraram na categoria de portáteis por serem wireless. Atualmente você ainda consegue comprar um desses aparelhos jurássicos, embora suas limitações técnicas os tornem demasiadamente obsoletos.
E o que o futuro guarda para os aparelhos celulares? À medida que eles encolhem, funcionalidades ganham força e destaque.
2. A evolução dos aparelhos de som
Prefere ouvir ao invés de falar? Pois saiba que suas opções eram bem limitadas antigamente. Antes da Sony mudar de vez a história da música portátil com seu walkman, os amantes da música se viravam com suas boom boxes, um termo genérico para qualquer dispositivo de áudio portátil com alto-falantes.
Se avançarmos algumas décadas até os dias atuais, descobrimos que as fantásticas boom boxes tiveram seu tamanho reduzido e uma evolução tremenda na parte de funcionalidades. No entanto, os primeiros aparelhos de som portáteis não foram totalmente esquecidos e ainda são valorizados por alguns geeks.
3. A evolução dos aparelhos de som automotivos
Gosta de dirigir ouvindo uma musiquinha? Então você com certeza concorda que dirigir tornou-se uma experiência mais prazerosa com o passar dos anos.
Antigamente os sons automotivos eram pequenas vitrolas “escondidas” no porta-luvas do carro, que evoluíram para aparelhos preparados para tudo que o futuro reserva de mais moderno e tecnológico.
4. A evolução dos carros
Essa história é longa, mas vamos resumir: se antigamente carros como o Studebaker de 1950, a BMW Isetta e o setentão AMC Pacer eram os tops de linha para os geeks, o time de nerds atuais se divertem com o Toyota Prius e o VW Beetle.
5. A evolução dos refrigeradores e freezers
Está com fome? Então está na hora de você ir até a geladeira. Cada casa costumava ter um único refrigerador na cozinha e, talvez, um menor e mais antigo no porão.
Nos dias atuais, esses aparelhos evoluíram tanto que já é possível ter um refrigerador conectado por meio de USB ao seu computador. Ok, isso pode parecer ultrapassado, mas ter uma geladeira conectada ao PC é um sonho nerd que se tornou realidade. Já existe até freezer para uma lata apenas: gela a segunda enquanto você bebe a primeira.
6. A evolução dos computadores
Miniaturização é um tema recorrente na evolução das tecnologias geeks e os maiores beneficiados dessa “moda” são os computadores.
Se milhões de tubos arcaicos ligavam os primeiros PCs, como o ENIAC, da década de 40, que precisava de 17.468 cabos para funcionar, hoje em dia os designers desses aparelhos dão valor ao charme e ao design arrojado. Cada vez mais empresas de informática lançam computadores de variados modelos, tamanhos e cores com a finalidade de atrair o consumidor.
7. A evolução das calculadoras
Calculadoras eletrônicas são primas próximas dos computadores e evoluíram bastante desde o lançamento do seu primeiro modelo. Atualmente carregadas por meio de energia solar, elas podem ser tão pequenas que podem ser encontradas “escondidas” em relógios de pulso ou em forma de cartões de crédito.
Exemplo de tanta modernidade na hora de calcular é a USB Hub: se por um lado ela é uma calculadora como outra qualquer, por outro ela surpreende com suas três entradas para drivers USB 2.0.
8. A evolução dos relógios
Falando de relógios de pulso, esses aparelhos se tornaram objeto de adoração desde que o primeiro relógio digital da Casio chegou ao mercado. A tendência no ramos dos relógios seguiu a dos demais gadgets: encolher o tamanho e aumentar as funções.
9. A evolução dos televisores
TV é uma coisa sagrada para os verdadeiros geeks, porta de entrada da aclamada série Star Trek às casas dos fanáticos por tecnologia. Com o poder de seduzir e inspirar, os televisores passaram de grandes caixas a maravilhas modernas de última tecnologia.
10. A evolução dos videogames
Os jogos de videogames “vivenciaram” muita coisa desde que o Atari surgiu, ficando cada vez melhores. A medida que a tecnologia avançava, empurrada pela demanda de gamers e geeks, novos consoles surgiam.
Dentre os produtos mais procurados pelos gamemaníacos do século XXI estão os consoles Xbox, da Microsoft; o Wii, da Nintendo; e o Playstation 3, fabricado pela Sony.
Mas o que será que o futuro reserva ao mercado dos games? O que se sabe é que a medida que a Nintendo, Sony, Microsoft e qualquer outra grande fabricante apresentar suas novidades, os geeks com certeza irão correr para experimentar os brinquedinhos tecnológicos.
Componentes
Layane Karollynne, Monique Malheiros, Kamila Mota, Lukas Paranhos, Pacheco e Talita
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito bem, está otimo! / Prof. Ana Cláudia
ResponderExcluir