quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Entrevista sobre meios de comunicação


Entrevista sobre meios de comunicação grupo : Monique Malheiros,Layanne Karollynne,Kamila Mota,Talita,Pacheco e Lukas Paranhos.


1º entrevistado

Nome do entrevistado: Augusta dos Santos.

Data de nascimento: 23-03-1942

Idade: 67 anos.



  • 1- Quais os meios de comunicação que existiam em sua época ?

R= Não tinha muitas coisas que existem hoje,como TV,radio,DVD,celular, naquela época o meio de comunicação era o falado ( aquele passado de um para o outro ),onde na maioria das vezes os mais velhos que passavam as informações para os mais novos .


2º entrevistado

Nome : José dos Santos Araújo

Data de nascimento: 14-10-1973

Idade: 36



  • 1- Quais os meios de comunicação que existiam em sua época?

R= Tinha Jornal,Radio,TV e telefone ( mais que não era como é agora,antes as pessoas não tinham tanto acesso quanto se tem hoje em dia ) .


3º entrevistado


Nome: Alicia Gabriela Malheiros Costa.

Data de nascimento: 31-10-1999

Idade: 10 anos



  • 1-Quais os meios de comunicação que existiam em sua época ?

R= Os meios que existem é TV,DVD,Radio,Jornal,Celular,Computador,Internet,Blog,Orkut,Sites,MSN e etc .

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Entrevista sobre meios de comunicação

Entrevistadora - Camila Santos Alves(aluna do 8°ano d)

Entrevistada - Dulcilene Santana Santos - 45 anos


Perguntas


1) Você acha que melhorou ou piorou o dia-a-dia com a tecnologia?


R - Melhorou e muito. Hoje a mulher pode contar com uma ajuda extra no dia-a-dia.


2) Você está antenada ou antiquada em relação aos meios de comunicação tecnológicos?


R - Eu sou antenada, estou ligada em tudo que melhora a minha vida.


3) Essa tecnologia traz benefícios ou malefícios? Por que?


R - Os dois. Quando não é bem utilizada ela desvia a conduta da pessoa.


4) Na sua época quais eram os meios de comunicação?


R - Rádio, Carta e Telex.


5) Você mexe em e-mail, e-book, blog, o que você acha deles? Qual o impacto que causa em você?


R - Mais ou menos. Acho o máximo. É bonito de ver e mexer quando usa com sabedoria!


Resumo do livro O blog da Familia


O blog da família é um romance,da escritora Giselda Laporta Nicolelis,escrito na primeira pessoa,com um narrador personagem o Pirata,um adolescente, muito inteligente,que resolve botar um blog no "ar",para falar sobre família (a sua em particular),ele retrata seu cotidiano e suas opiniões sobre sua família muito louca,que é composta pelo " pai de todos","mãe de todos","urso","gata manhosa","gata tinhosa","digo-digo","bebê" e também o "Pirata",no blog ele acaba falando sobre situações engraçadas,comuns,sobre brigas e discussões da sua família,que como tantas outras hoje em dia é formada por pais que se divorciaram e foram morar junto com outros pais que por sua vês também são divorciados e cada um tem seus filhos do outro casamento e também aqueles desse casamento, e tantas pessoas juntas morando na mesma casa,com costumes e opiniões totalmente diferentes sempre acaba acontecendo brigas e desentendimentos,mais ele também mostra que a muito amor,alegria e união na sua família,fala também sobre os seus gostos,opiniões,conceitos abordando enfim assuntos dos mais variados, e conta também sobre a sua suposta vida "amorosa", ele se apaixona por uma garota mais sem nem amenos conhece-lá(ele acaba olhando só para o seu exterior, e se esquece do velho ditado que diz " Por fora bela viola,por dentro pão bolorento") e depois descobre que na verdade ele realmente gostava da irmã de sua suposta "paixão",irmã essa que embora não seja tão bela quanto a outra,também tem sua beleza e suas qualidades, assim ele aprende a não julgar o livro pela capa,e o livro acaba tendo por fim um final feliz,mais que não é exatamente um final e sim apenas o começo da vida do jovem Pirata !

Grupo :
Layanne Karollynne,Kamilla Mota,Talita,Monique Malheiros,Lucas Paranhos e Pacheco.

Linha do tempo (Grupo de Layane)

LINHA DO TEMPO DA COMUNICAÇÃO


1876
- 7 de março – Alexandre Graham Bell obtém a patente da invenção do telefone
1877
- O primeiro telefone do país é instalado no Rio de Janeiro
1878
- O primeiro telefone público é instalado nos EUA
1879
- D. Pedro II autoriza o funcionamento da primeira empresa de telefonia no Brasil
1883
- A 1a. estação telefônica do Brasil é instalada em Santos, com 75 assinantes
1884
- Os primeiros telefones começam a funcionar na cidade de São Paulo

1892
- Alon B. Strowgeer inaugura, em Indiana, a primeira central telefônica automática
1893
- As primeiras transmissões de sinais telegráficos e da voz humana em telefonia sem fio no mundo são realizadas pelo Padre Landell de Moura, na cidade de São Paulo
1922
- Os serviços de telegrafia e telefonia via rádio são introduzidos no Brasil, entre o Rio de Janeiro e Nova Iorque. Nesse mesmo ano inaugurada a primeira central telefônica automática do país, em Porto Alegre.
1946
- Entra em funcionamento o primeiro computador eletrônico dos Estados Unidos, o Eniac
1956
- Começa a funcionar o primeiro cabo telefônico transatlântico entre Estados Unidos e Grã-Bretanha
1958
- O primeiro sistema de discagem direta a distância (DDD) da América do Sul é implantado no Brasil, entre Santos e São Paulo
1962
- Entra em operação o primeiro satélite mundial de telecomunicações, o Telstar, construído pelos Laboratórios Bell
1966
- Início da aplicação de fibra óptica em telecomunicações
1971
- A Intel anuncia o invento do microprocessador, base dos futuros computadores
1972
- É criada a holding Telebrás, responsável pelas empresas governamentais de serviços públicos de telecomunicações do Brasil. São instalados os primeiros telefones públicos (os orelhões) no Rio de Janeiro e em São Paulo
1975
- O Brasil integra-se ao sistema de discagem direta internacional (DDI)
1978
- A Telefonia Móvel Celular é ativada no Japão
1982
- A primeira central de CPA (Central com Controle por Programa Armazenado) da América Latina é instalada em São Paulo
1990
- A primeira cidade brasileira a usar a Telefonia Móvel é o Rio de Janeiro
1995
- Implantada a Internet comercial no Brasil
1998
- Privatização do Sistema Brasileiro de Telecomunicações – Telebrás
- Início da competição no mercado nacional de Telecomunicações com a concorrência das operadoras “espelho” para o STFC (Sistema Telefônico Fixo Comutado)
1999
- A Telefônica introduz em São Paulo a tecnologia ADSL, que possibilita enviar e receber dados e imagens em altíssima velocidade
2000
- Escolha da faixa de 1.8 MHz para o PCS (Personal Communication Service)
2001
- Assinatura das primeiras licenças GSM

LINHA DO TEMPO DOS EQUIPAMENTOS TECNOLOGICOS

1. A evolução dos celulares

A febre do século XXI, como é chamado por psicólogos e pedagogos, o telefone celular fica menor a cada lançamento, enquanto suas funções e sua influência na vida moderna aumentam com uma velocidade impressionante.

Se antes o celular era sinal de status, hoje ele é considerado indispensável à vida pessoal e profissional. Além de fazer e receber chamadas, o que o torna ainda mais fundamental são os diversos serviços disponíveis, como internet, rádio, máquina fotográfica, filmadora, televisão e mensagens de texto SMS e multimídias MMS.






Os primeiros celulares comerciais apareceram no começo dos anos 70. Esses “tijolões”, pesados e desengonçados, entraram na categoria de portáteis por serem wireless. Atualmente você ainda consegue comprar um desses aparelhos jurássicos, embora suas limitações técnicas os tornem demasiadamente obsoletos.










E o que o futuro guarda para os aparelhos celulares? À medida que eles encolhem, funcionalidades ganham força e destaque.



2. A evolução dos aparelhos de som

Prefere ouvir ao invés de falar? Pois saiba que suas opções eram bem limitadas antigamente. Antes da Sony mudar de vez a história da música portátil com seu walkman, os amantes da música se viravam com suas boom boxes, um termo genérico para qualquer dispositivo de áudio portátil com alto-falantes.










Se avançarmos algumas décadas até os dias atuais, descobrimos que as fantásticas boom boxes tiveram seu tamanho reduzido e uma evolução tremenda na parte de funcionalidades. No entanto, os primeiros aparelhos de som portáteis não foram totalmente esquecidos e ainda são valorizados por alguns geeks.



3. A evolução dos aparelhos de som automotivos









Gosta de dirigir ouvindo uma musiquinha? Então você com certeza concorda que dirigir tornou-se uma experiência mais prazerosa com o passar dos anos.

Antigamente os sons automotivos eram pequenas vitrolas “escondidas” no porta-luvas do carro, que evoluíram para aparelhos preparados para tudo que o futuro reserva de mais moderno e tecnológico.






4. A evolução dos carros

Essa história é longa, mas vamos resumir: se antigamente carros como o Studebaker de 1950, a BMW Isetta e o setentão AMC Pacer eram os tops de linha para os geeks, o time de nerds atuais se divertem com o Toyota Prius e o VW Beetle.












5. A evolução dos refrigeradores e freezers

Está com fome? Então está na hora de você ir até a geladeira. Cada casa costumava ter um único refrigerador na cozinha e, talvez, um menor e mais antigo no porão.










Nos dias atuais, esses aparelhos evoluíram tanto que já é possível ter um refrigerador conectado por meio de USB ao seu computador. Ok, isso pode parecer ultrapassado, mas ter uma geladeira conectada ao PC é um sonho nerd que se tornou realidade. Já existe até freezer para uma lata apenas: gela a segunda enquanto você bebe a primeira.



6. A evolução dos computadores

Miniaturização é um tema recorrente na evolução das tecnologias geeks e os maiores beneficiados dessa “moda” são os computadores.










Se milhões de tubos arcaicos ligavam os primeiros PCs, como o ENIAC, da década de 40, que precisava de 17.468 cabos para funcionar, hoje em dia os designers desses aparelhos dão valor ao charme e ao design arrojado. Cada vez mais empresas de informática lançam computadores de variados modelos, tamanhos e cores com a finalidade de atrair o consumidor.



7. A evolução das calculadoras

Calculadoras eletrônicas são primas próximas dos computadores e evoluíram bastante desde o lançamento do seu primeiro modelo. Atualmente carregadas por meio de energia solar, elas podem ser tão pequenas que podem ser encontradas “escondidas” em relógios de pulso ou em forma de cartões de crédito.










Exemplo de tanta modernidade na hora de calcular é a USB Hub: se por um lado ela é uma calculadora como outra qualquer, por outro ela surpreende com suas três entradas para drivers USB 2.0.



8. A evolução dos relógios

Falando de relógios de pulso, esses aparelhos se tornaram objeto de adoração desde que o primeiro relógio digital da Casio chegou ao mercado. A tendência no ramos dos relógios seguiu a dos demais gadgets: encolher o tamanho e aumentar as funções.



9. A evolução dos televisores









TV é uma coisa sagrada para os verdadeiros geeks, porta de entrada da aclamada série Star Trek às casas dos fanáticos por tecnologia. Com o poder de seduzir e inspirar, os televisores passaram de grandes caixas a maravilhas modernas de última tecnologia.



10. A evolução dos videogames

Os jogos de videogames “vivenciaram” muita coisa desde que o Atari surgiu, ficando cada vez melhores. A medida que a tecnologia avançava, empurrada pela demanda de gamers e geeks, novos consoles surgiam.

Dentre os produtos mais procurados pelos gamemaníacos do século XXI estão os consoles Xbox, da Microsoft; o Wii, da Nintendo; e o Playstation 3, fabricado pela Sony.

Mas o que será que o futuro reserva ao mercado dos games? O que se sabe é que a medida que a Nintendo, Sony, Microsoft e qualquer outra grande fabricante apresentar suas novidades, os geeks com certeza irão correr para experimentar os brinquedinhos tecnológicos.

Componentes

Layane Karollynne, Monique Malheiros, Kamila Mota, Lukas Paranhos, Pacheco e Talita

Linha do tempo da comunicação

A escrita

45000 AC - Primeiros registros de inscrições em cavernas

3500 a 2900 AC - Os fenícios desenvolvem um alfabeto. Os sumérios desenvolvem a escrita cuneiforme. Os egípcios desenvolvem a escrita hieroglífica

1775 AC - Os gregos utilizam um alfabeto fonético da esquerda para a direita

1400 AC - Mais velho registro de escrita na China (em ossos)

1270 AC - A primeira enciclopédia é escrita na Síria

900 AC - O primeiro serviço postal para uso governamental surge na China

776 AC - Primeiro registro do uso de um pombo correio para envio de mensagens (o vencedor dos jogos olímpicos para os atenienses)

530 AC - Os gregos iniciam a primeira biblioteca

500 a 170 AC - Surgimento dos papiros, primeiras plataformas portáteis e leves

200 a 100 AC - Mensageiros humanos a pé ou a cavalo são comuns no Egito e na China. Primeiras estações de entrega das mensagens

14 DC - Os romanos estabelecem os serviços postais

37 DC - Heliógrafos (primeiro registro do uso de espelhos para enviar mensagens pelo imperador Romano Tibério)

100 DC - Primeiros livros encadernados

105 DC - O chinês Tsai Lun inventa o papel

Imprensa

305 DC - Primeiras prensas de madeira inventadas na China (símbolos eram entalhados em blocos de madeira)

1049 - Primeiro tipo móvel de argila inventado pelo chinês Pi Sheng

1450 - Jornais aparecem na Europa

1455 - Johannes Gutemberg inventa uma impressora com tipos móveis de metal

1650 - Primeiro jornal diário aparece em Leipzig, Alemanha

1714 - Henry Mill recebe a patente pela primeira máquina de escrever

1870 - Surge o "jornalismo de massa"

1876 - Thomas Edison patenteia o mimeógrafo

1904 - Primeiro HQ com periodicidade regular

1958 - Chester Carlson inventa a máquina de xerox


A mensagem sonora

1793 - Claude Chappe inventa a primeira linha de telégrafo de longa distância

1821 - Charles Wheatstone reproduz som numa caixa de som primitiva (primeiro microfone)

1831 - Joseph Henry inventa o telégrafo elétrico

1835 - Samuel Morse inventa o código Morse

1843 - Samuel Morse inventa o primeiro telégrafo elétrico de longa distância. Alexander Bain patenteia a primeira máquina de fax

1876 - Alexander Graham Bell patenteia o telefone elétrico

1877 - Thomas Edison patenteia o fonógrafo (com um cilindro de cera como meio de gravação).

1887 - Emile Berliner inventa o gramofone, um sistema de gravação que pode ser usado várias vezes

1889 - Almon Strowger inventa o telefone de discagem direta

1894 - Guglielmo Marconi implementa o telégrafo sem fio

1898 - Primeiras secretárias eletrônicas

1899 - Valdemar Poulsen inventa as primeiras gravações magnéticas, usando fitas de aço como meio de gravação, o que significou o ponto de partida para o armazenamento de dados em fitas e em discos na indústria fonográfica. Os alto-falantes são inventados.

1902 - Guglielmo Marconi transmite sinais de rádio da Cornuália para Newfoundland, a primeira transmissão de rádio através do Ocenao Atlântico.

1906 - Lee Deforest inventa a válvula (tubo) que permitiu amplificar os sinais de comunicação eletrônica (rádios e telefones)

1914 - Primeira chamada telefônica internacional

1916 - Primeiros rádios com sintonizador (diferentes estações)

1930 - Popularidade do rádio cresce: é a chamada Era de Ouro do rádio.

1948 - Inventado o LP de vinil de 33 rotações

1949 - Redes de televisão são inventadas nos EUA. Surge o LP de vinil de 45 rotações

1979 - Surge o telefone celular no Japão

1980 - Inventado o walkman da Sony

1982 - Surge o CD (embora o piloto para seu desenvolvimento fosse de 1969)

1983 - Serviços de telefone celular começam nos EUA

1985 - Disseminam-se telefones celulares em carros.

2000 - Celulares têm acesso à internet e câmeras fotográficas e de vídeo digitais integradas


A mensagem audiovisual

1560 - Camera Obscura inventada (fotografia primitiva)

1814 - Joseph Nicéphore Niépce consegue a primeira fotografia

1861- Coleman Sellers inventa o Cinematoscópio

1867 - Sholes faz as primeiras fotografias modernas bem-sucedidas numa tela

1877 - Eadweard Muybridge inventa a fotografia de alta velocidade, criando as primeiras fotos que capturaram movimento.

1888 - George Eastman patenteia a câmera fotográfica de filme de rolo

1895 - Os irmãos Lumière inventam o cinematógrafo na França

1910 - Thomas Edison faz a demonstração do primeiro filme sonoro

1923 - A televisão, ou iconoscópio é inventada por Vladimir Kosma Zworykin (primeira câmera de TV).

1925 - John Baird transmite o primeiro sinal experimental de televisão

1926 - Os estúdios da Warner Brothers inventam uma maneira de gravar o som separadamente da imagem em grandes discos, sincronizando áudio e vídeo.

1927 - Primeira transmissão de televisão na Inglaterra. Warner lança "O cantor de Jazz", primeiro filme falado bem sucedido

1930 - Primeira transmissão de televisão nos EUA. Inventado o sistema de gravação de áudio e vídeo na mesma fita.

1934 - Joseph Begun inventa a primeira fita magnética para gravação de vídeo.

1938 - Transmissão de TV já pode ser gravada e editada (antes era só ao vivo)

1938 - Começa a programação de televisão com grades fixas

1972 - Inventada a TV a cabo

1976 - Pela primeira vez surge uma programação de âmbito nacional na TV

1982 - Rudimentos das primeiras câmeras fotográficas digitais

1992 - Surgem as primeiras câmeras fotográficas digitais (uso comercial)

Era digital

1944 - Surgem computadores como Harvard Mark I. Começa a era da informática.

1951 - Computadores são vendidos comercial pela primeira vez.

1958 - Inventado o circuito integrado, permitindo a miniaturização dos aparelhos eletrônicos e computadores.

1969 -- Começa a funcionar a primeira internet (Arpanet), de uso exclusivo do governo americano

1971 - Primeiro disquete de computador é inventado. Surge o microprocessador de computadores (chips)

1976 - Inventado o computador pessoal Apple I.

1981 - Vendido o primeiro PC da IBM. Primeiros computadores laptop são vendidos ao público. O mouse passa a ser parte integrante do computador.

1983 - A revista Time nomeia o computador como " O Homem do Ano".

1984 - Lançado o Machintosh da Apple. PC AT da IBM é lançado.

1985 - Começam os CD-ROMS nos computadores

1994 - Governo americano abre o controle da internet e nasce a world wide web

Pelo grupo do 8° ano D de Camila, Bianca, Deyan, Felipe, Natália, Yanca

Resumo do Livro

O Resumo


Bem como diz o livro "Blog da Família" um pirata resolveu colocar um blog sobre a família cuja as características é que são muito loucos. briguentos mas ao mesmo tempo muitos divertidos eles tem um monte de filhos pra criar tios, avós o que acaba tornando a vida mais difícil e é o que vai dano aventura, diversão e conflitos entre eles. o blog da família fala sobre vários assuntos a madrugada agitada, meu universo favorito tem gosto pra tudo entre outros. Através desse blog podemos saber o perfil de cada um o padrasto, madrasta, irmãos, avos, tios e etc...
Mas também nos mostra como a família evoluiu nos últimos tempos o que foi que mudou na família hoje. A tecnologia esta invadino nossas casas de um jeito ou de outro. Esse blog ajudou a resolver os problemas da família de um modo divertido o livro também fala sobre as opiniões a respeito de vários assuntos tipo opiniões sobre profissão temas da atualidade e de preconceito ao primeiro amor


Grupo: Lucas Pires, Anderson, Amanda, Roberto, Verônica e Risia





A evolução dos aparelhos tecnológicos!


evolução do celular

01 – 1973 a 1990 – Onde tudo começou!
Martin Cooper, antigo pesquisador da Motorola, é considerado o ‘pai dos celulares’. Em Abril de 1973, ele realizou a primeira chamada em um celular, ligando para o rival Joel Engell, chefe de pesquisas da Bell Labs.
O protótipo usado foi aceito comercialmente nos EUA apenas 10 anos depois. Portanto, o Motorola DynaTAC 8000X foi o primeiro celular dos EUA – pesando quase 800g, medindo 25 cm de altura e com bateria pra 60 minutos de conversação.

Enquanto isto, evidentemente outros países também investiam em redes para celulares e aparelhos próprios. A primeira rede para celulares totalmente funcional foi a NMT (Telefonia Móvel Nórdica), cobrindo Suécia, Noruega (a partir de 1981), Dinamarca e Finlândia (a partir de 1982). Como a rede era aberta, qualquer empresa poderia criar aparelhos compatíveis com a mesma.

O primeiro celular (no sentido atual da palavra) para a NMT foi lançado pela Nokia-Mobira Oy (hoje, apenas Nokia Mobile Phones, líder mundial de celulares. Como a rede NMT funcionava em vários países, ela foi a primeira que permitia o roaming internacional, e foi um dos pilares para a criação da rede GSM (Global System for Mobile Communications).

Hoje, o GSM é a tecnologia predominante em redes de celulares, sendo usada por mais de dois bilhões de aparelhos em 200 países.

Os celulares começaram a diminuir de tamanho a partir de 1989, com a chegada do Motorola MicroTAC, que pesava 290 gramas e tinha autonomia de até 90 minutos. Este modelo específico recebeu várias versões diferentes, que se diferenciavam por pequenas melhorias e/ou mudanças no display. Um deles (PT-550) foi o primeiro aparelho celular a chegar ao Brasil, em 1990.

02 – 1996 – O início do design
Em 1996, o Motorola StarTAC foi lançado, mostrando que o design também é importante neste mercado. Pesando apenas 88g , o StarTAC também foi marcado por ser o primeiro celular com alerta vibratório.

03 – 1999 – Tecnologia WAP
A tecnologia WAP foi a primeira do gênero que permitiu que um aparelho celular ou um PDA acessasse a Internet. Os navegadores WAP permitem o mesmo tipo de navegação vista nos navegadores para computadores, com restrições devido ao tipo de aparelho que usa a tecnologia e ao tamanho da tela – tanto que sites vistos em navegadores WAP são feitos através da linguagem de formatação WML (e não HTML). O primeiro celular a suportar a tecnologia WAP foi o Nokia 7110.

04 – 2000 – Cadê a antena?
Você pode perceber que todos os modelos citados até o momento apresentam uma visível antena na parte superior. O primeiro celular que aboliu a antena externa foi o Nokia 3210, lançado em 2000 – os designers agradecem!

05 – 2001 – Sorria, você está sendo fotografado!
Hoje é extremamente difícil encontrar um celular que não tenha câmera digital (e alguém vai querer um?), e justamente por isto, ninguém pensa no primeiro celular com este recurso. Respondendo à pergunta, é o Sharp J-SH04, lançado em 2000 no Japão.

06 – 2001 – Smartphone: o início comercial
O primeiro celular que pode ser considerado um smartphone real é o Kyocera QCP6035, lançado em 2001. Com 8 MB de memória e baseado nos sistemas dos PDAs da Palm, abriu as portas para o segmento extremamente bem sucedido de hoje, que uniu computadores de mão aos celulares. Dentre outros modelos iniciais de smartphones, podemos destacar a série Communicator da Nokia, o Ericsson R380 e Handspring Treo 180.

07 – 2002 – Recursos por voz
A ativação de recursos por voz foi vista pela primeira vez no Danger Hiptop, lançado em 2002. Embora a funcionalidade seja rudimentar, o equipamento apresentava recursos para navegação Web e e-mails. Seu design também chamava a atenção, com a tela que girava 180 graus para revelar um teclado QWERT.

08 – 2003 – Celular para todos!
As empresas de celular obviamente querem expandir seus mercados para todos os segmentos, e isto inclui países em desenvolvimento. Como símbolo deste raciocínio, podemos destacar o Nokia 1100, lançado em 2003. Além de apresentar um design resistente à poeira, foi uma unidade deste modelo que representou o bilionésimo aparelho da Nokia vendido.

09 – 2003 – A convergência que não deu certo…
Para competir com o cada vez mais popular Nintendo Game Boy Advance, a Nokia lançou seu N-Gage, com uma plataforma própria de games, porta USB, MP3 Player e outros recursos multimídia em 2003. Porém, seu design estranho e seu sucessor com menos funcionalidades (N-Gage QD) o tornaram um fracasso comercial.

10 – 2004 – Design e funções juntos? melhor ainda!
Um dos celulares mais bem sucedidos na história da Motorola é o Razr V3. Seu design icônico e extremamente fino e seu conjunto de tecnologias (conexões USB e bluetooth, câmera VGA e dois displays coloridos) fizeram com que o Razr V3 fosse um fenômeno de vendas – até hoje ele é um dos celulares mais vendidos nos EUA.

11 – 2005 – Motorola + Apple + iTunes… não, isto não é uma boa idéia!
Em 2005, a Motorola era líder do mercado de celulares e a Apple (com seu iTunes) era revolucionava o mercado digital de músicas. Que tal unir as duas tecnologias? O resultado prático deste idéia é o Motorola Rokr E1, primeiro aparelho com autorização a tocar músicas adquiridas na loja iTunes. Só que limitações impostas pela própria Apple impediam que mais de 100 músicas fossem carregadas no celular, o que afastou os usuários.

12 – 2007 – O ápice da tecnologia
2007 foi um ano importante para mostrar que a convergência de tecnologias é totalmente possível no celular. No início do ano, a Apple mostra seu primeiro celular próprio, o iPhone (resultado de idéias que surgiram desde o fim da parceria com a Motorola). Embora o aparelho não tenha algumas tecnologias consideradas básicas em outros modelos, seu design, juntamente com a inovadora tecnologia multitouch (tela sensível a mais de um toque) o transformaram num fenômeno de vendas.

Neste mesmo ano, a Nokia lançou o que até hoje é considerado o celular mais equipado do mercado, o modelo N95. A série N, lançada pela Nokia dois anos antes, tem o objetivo de representar os modelos mais bem equipamentos tecnologicamente, tendo como símbolo máximo o modelo em questão. O N95 é player multimídia, suportando vários formatos de música e vídeo, tem GPS integrado, Wi-Fi, câmera de 5.0 MP e acelerômetro (detector de movimentos).

13 – 2008 – Cada vez mais novidades!

Neste ano, vimos várias versões melhoradas de aparelhos consagrados, como o Apple iPhone 3G e o Nokia N96 (sucessor oficial do N95, embora com mudanças que não agradaram a todos) e outras inovações (como o Motorola AURA e seu display circular) e o futuro Nokia N97, que promete unir a alta tecnologia de seus antecessores com smartphone com touchcreen da Nokia. Quem diria que este mercado começara com aparelhos que ‘apenas’ faziam e recebiam ligações…


Pelo grupo de Camila, Deyan, Bianca, Felipe, Yanca, Natália

A evolução dos aparelhos tecnológicos!


Evolução da televisão

AT&T 1927

Em 1927, a AT&T, atual gigante da telefonia americana, fez os primeiros testes para transmissão de conteúdo de TV em Nova York. A transmissão foi restrita, já que não havia aparelhos suficientes para a recepção.

Preto e branco em 1939
Durante um evento na mesma cidade em 1939, a RCA apresentou o primeiro modelo norte-americano de TV monocromática. Doze anos depois, foi a vez da Philips (foto) e, em 1953, veio o modelo da Sharp.

RCA colorida em 1954

A RCA, em 1954, apresentou o primeiro modelo de TV colorida vendida para usuários domésticos - a AT&T já fazia testes com o sistema desde 1928. A CT100 tinha a aparência de um móvel e custava cerca de 1.000 dólares.

Philips colorida em 1964

A televisão colorida da Philips, mostrada 10 anos após o modelo da RCA, tinha um visual mais moderno, com caixa de som na parte inferior, servindo de apoio para a tela de 17 polegadas.

Philco TPF2922
Evolução natural dos modelos apresentados na década de 60, TVs como a TPF2922, da Philco, representam a tecnologia mais usada atualmente no Brasil - a CRT (ou populares "TVs de tubo"). Tem 29 polegadas e tela plana.

BenQ H200
Com a introdução do PC como eletrodoméstico, a BenQ apresentou o H200, que utiliza a tecnologia LCD e pode ser usado como um monitor ou uma televisão de 20 polegadas, com suporte aos padrões NTSC, PAL e SECAM.

Sony KFE42A10
Outra tecnologia presente nas chamadas "TVs do futuro" é a de retro projeção, como a KFE42A10, da Sony. Capaz de atingir resolução de 1.280 x 720 ppp, o aparelho tem também entrada para PC e suporta TV de alta definição (HDTV).

Gradiente PLT-4230
Candidata a substituir a CRT, televisores de plasmas, como o PLT-4230, da Gradiente, se destacam pela ótima resolução alcançada. O aparelho de 42 polegadas tem apenas oito centímetros de profundidade.

A gigante da Panasonic

Durante a CES, em janeiro, a Panasonic saiu na frente a apresentou o maior televisor do mundo. O protótipo tem 103 polegadas (ou 2,6 metros) diagonais e usa a tecnologia de plasma para atingir resolução de 1.920 x 1.080 ppp.


Pelo grupo do 8° ano D de Camila, Bianca, Deyan, Felipe, Natália, Yanca

grupo de victor

Resumo do Livro

O Blog da Família

No livro “O blog da Família”, retrata-se várias modificações ocorrentes nas famílias de hoje, essas alterações são: existe família perfeita? ; irmãos: ter ou não ter? ; tem gosto pra tudo; mania é osso duro de roer; ordem em casa e muitos outros. No livro o autor fala sobre “como é a família de hoje”, e, o leitor também registra suas opiniões a respeito dos tais assuntos citados anteriormente, fazendo com que o leitor cada vez mais goste de ler e de deixar suas opiniões, que felizmente são muito interessantes, oferecendo assim com que se forme um texto retratando o pensamento e os sentimentos dos adolescentes de hoje.

O blog da família é feito de forma conveniente e bem humorada de cada dia(cotidiano) do adolescente. Surgiu, por que o escritor sempre quer inovar, pois, a cada dia os adolescentes estão mais tecnológicos e inteligentes.

O blog ajudou a muitas pessoas que tinham certos problemas na família, como separação, brigas etc. Porém apesar de tantos problemas, diz o livro, quando se fala de sexo é geralmente uma solução para tais problemas, mas, como por exemplo: doenças sexualmente transmissíveis, gravidez .

Bom, esse é o nosso resumo do livro “ o Blog ad Família”

ENTREVISTA

01) Em relação a eficiência o que mudou ente os meios de antigamente para o de hoje?

A tecnologia está bem mais avançada do que naquele período.

02)Quais as vantagens que os meios de comunicação de hoje lhe oferece?

Rapidez

03)Quais as desvantagens em que os meios de comunicação de hoje em dia lhe propicia?

Os custos são bem mas altos.


Meios de comunicação de massa

A utilização dos meios de comunicação de massa implica organizações geralmente amplas, complexas, com grande número de profissionais e extensa divisão do trabalho. A empresa jornalística envolve o trabalho de diretores, jornalistas, redatores, fotógrafos, diagramadores, ilustradores, câmeras, gráficos etc. O fato de a manutenção de um órgão de comunicação de massa ser bastante onerosa faz com que essas empresas dependam dos imperativos de consumo (máxima circulação, no caso de livros e filmes; garantia de audiência e venda de publicidade, no caso dos jornais, revistas, rádio e televisão) para sobreviver ou se expandir.

Outra característica típica dos meios de comunicação de massa é a possibilidade que apresentam de atingir simultaneamente uma vasta audiência, ou, dentro de breve período de tempo, centenas de milhares de ouvintes, de telespectadores, de leitores. Essa audiência, além de hetereogênea e geograficamente dispersa, é, por definição, constituída por membros anônimos para a fonte, ainda que a mensagem esteja dirigida especificamente para uma parcela determinada de público (um só sexo, uma determinada geração).

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/43/Televisao.jpg http://gcncomunica.files.wordpress.com/2008/11/radio.jpg

http://www.aboi.org.br/imagem/capa_revista11022001.jpg http://dandonota.files.wordpress.com/2008/11/jornal.jpg

Meio de comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas.Cada pessoa, que passamos a considerar como, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a "bagagem" que traz consigo.

O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor.Cada qual tem seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo seu conjunto de particularidades e o receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural.

A fim de minimizar esses choques culturais, convencionou-se ferramentas e meios de múltiplas utilizações que passam a ser usados pelas pessoas na comunicação interpessoal.Como exemplo de ferramenta, podemos considerar a fala, a mímica, os computadores, a escrita, a língua, os telefones e o rádio.

Como em todo processo de comunicação, os ruídos existentes devem ser minimizados pelo melhor nível de qualidade que o emissor possa dispor e o receptor deve se portar da maneira mais aberta para receber a informação em questão.A escolha dos meios de comunicação e a utilização das ferramentas disponíveis devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor índice de ruídos possível.

Uma vez transmitida a informação, o receptor a processa e, segundo seus objetivos transforma-a em conhecimento.

http://www.cardososilva.com.br/wp-content/uploads/2009/09/telefone.jpg http://4.bp.blogspot.com/_QHqc4TFX6J0/SpqymoLRJpI/AAAAAAAABNA/qH8Xxgs7r2U/s320/Celular.jpghttp://www.axtion.pt/loja/images/uploads/Computador_SmartPC_Office_E4400.jpg Ver imagem em tamanho grande

Linha do tempo da comunicação

A mensagem sonora

1793 - Claude Chappe inventa a primeira linha de telégrafo de longa distância

1821 - Charles Wheatstone reproduz som numa caixa de som primitiva (primeiro microfone)

1831 - Joseph Henry inventa o telégrafo elétrico

1835 - Samuel Morse inventa o código Morse

1876 - Alexander Graham Bell patenteia o telefone elétrico

1877 - Thomas Edison patenteia o fonógrafo (com um cilindro de cera como meio de gravação).

1889 - Almon Strowger inventa o telefone de discagem direta

1894 - Guglielmo Marconi implementa o telégrafo sem fio

1902 - Guglielmo Marconi transmite sinais de rádio da Cornuália para Newfoundland, a primeira transmissão de rádio através do Ocenao Atlântico.

1916 - Primeiros rádios com sintonizador (diferentes estações)

1949 - Redes de televisão são inventadas nos EUA.

1979 - Surge o telefone celular no Japão

1983 - Serviços de telefone celular começam nos EUA

2000 - Celulares têm acesso à internet e câmeras fotográficas e de vídeo digitais integradas

Era digital

1944 - Surgem computadores como Harvard Mark I. Começa a era da informática.

1958 - Inventado o circuito integrado, permitindo a miniaturização dos aparelhos eletrônicos e computadores.

1969 -- Começa a funcionar a primeira internet (Arpanet), de uso exclusivo do governo americano1976 - Inventado o computador pessoal Apple I.


ENTEGRANTES DO GRUPO 8º D


JEFFERSON lEITE

IAGO PIMENTA

GESNER

RAMOM CEDRAZ

VICTOR

JOHN WESLEY

Resumo Sobre O Livro Blog da Familia (Grupo de João Pedro)

O Livro Blog da Familia, é como se fosse um blog de um menino de code nome pirata, que resolveu colocar no ar um blog sobre a familia. Essa família é meio loca porque vem filho de um canto, outro de outro. Na casa onde ele mora que é chamada de caverna, tem uma "big" familia. Bom o personagem principal é o Pirata, a mãe do Pirata se chama "Boadrasta", o pai "Bodrasto", a irmã "Gata Manhosa", a irmã "Gata Tinhosa", o irmão "urso", os irmãos "digo-digo",e a BEBÊ.

Esse livro conta sobre o dia-dia do Pirata e suas "aventuras". O livro também abre espaço para falar sobre escolhas profissionais, temas de atualidade, de preconceito, primeiro amor e um espaço para aqueles que querem deixar um comentário ou conversar com ele numa troca de ideias, etc.

O livro, também, fala um pouco de historia. Com isso podemos aprofundar em assuntos que serão debatidos no futuro. E mais ainda, fala como ser em nossas vidas e em algumas parte nos dá uma lição de moral e ética.

Grupo : João Pedro, Dougllas Caxias, Marcos Vinicius, Rui Santos...

Entrevista sobre os meios de Comunicação

Anderson

Entrevistados: Antonia e Edvanio

Os meios de comunicações estão evoluindo e ficando mais fácil de se comunicar (Exemplos: atreves da internet que é o meio de comunicação mais usado hoje em dia, celulares, telefones, etc...)

Mas eu vou falar um pouco sobre os meios de comunicação de antigamente.

Antonia: "Antigamente agente usava como meios de comunicação jornais, revistas e raramente radio. Era muito difícil de saber sobre as noticias porque naquela época, besteiras hoje como radio era o meio de comunicação mais avançado e raro. Quando saiu a televisão em preto e branco, no inicio da década de 60, aí ficou mais difícil de se comunicar e todo mundo queria saber como era. Por conta disso, muitas pessoas lotavam as portas daquelas que tinham TV para assistir aos programas através da nova invenção tecnológica. Mas hoje em dia, quando falo pra meu filho sobre isso, ele dar risada e fica de gozação com a minha cara, mas essa era a realidade daquela época".

Edvanio: "Na época que eu nasci, em 1966, a tecnologia estava começando a se desenvolver nada comparado a hoje. Mas mesmo assim a tecnologia não chegava a todos. Eu, por exemplo, morava na roça de meu pai e não tinha alguns privilégios como TV nem telefone. Agente tinha mesmo de tecnologia um radio que servia para tudo (Exemplos: saber a hora, saber um pouco das noticias entre outras coisas). Hoje em dia, as coisas mudaram para melhor. Os meios de comunicação ficaram melhores e mais acessíveis para todo mundo. Tudo que acontece no mundo sai na rede, possibilitando melhor comunicação em tempo real. Hoje estamos vivendo na era da informação e do conhecimento".

Grupo: Anderson, Lucas Pires, Roberto, Amanda e Risia Bianca.






Entrevista Sobre os Meios de Comunicação (Grupo de João Pedro)

Entrevistados: Pai de Dougllas
Antonia (Mãe de João Pedro)

Pai:"Os meios de comunicação vem acompanhando nossos passos e se atualizando de ano em ano como os celulares, revistas eletrônicas, etc. Antigamente não tinha como se comunicar tão rapidamente como agora. Hoje, nós falamos com o mundo todo com alguns clicks. Fez parte da infância de nossos pais o radio, as fotonovelas e a televisão(preto e branco)e enviar cartas entre outros".

Antonia: "Antigamente os meios de comunicações eram muito precários, porque a tecnologia mais avançada era o radio que hoje é desprezado por metade da população. O que eu mais gostava era das fotonovelas que eram como gibis e podíamos ter "fácil" acesso. Mas o que eu entendo é que os caminhos trilhados no uso que se faz dos instrumentos tecnológicos, ao longo da historia do computador e a informatica, é que a tecnologia se tornou bem influente na educação".


Grupo: E se não fosse essa tecnologia de hoje, se não tivesse envio de cartas, não teria o e-mail eletrônico se não tivesse e-mail eletrônico não existiria esse blog e se não existisse esse blog não estaria escrevendo isso.


Grupo: Dougllas Caxias, João Pedro, Marcos Vinicius , Rui Santos...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Resumo do livro O Blog da Família

Esse livro é um verdadeiro blog, ele é contado em dias ou seja cada dia é um capítulo, eles são em dias porque são postagens que Pirata que é o Personagem principal posta. No livro o Pirata conta como é sua família seus irmãos pais mães e toda a sua casa que por sinal é muito agitada. Ele conta que seus pais se separaram ele é o filho mais velho, seu pai casou mais uma vez, logo em seguida foi a sua mãe. Ele vive na casa de sua mãe com o pai de todos que é como ele apelidou o padrasto. Pirata escreve que nenhuma família é perfeita que por sinal nós sabemos, esse problema acontece em muitas casas em quase todas o problema é basicamente os pais não deixarem os filhos sair, nem namorarem que é o que acontece com a Gata Manhosa ele quer levar o namorado pra dormir em casa e para fazer uma viagem para outra região e o pai de todos não concorda, mas então o Pirata interfere e consegue que ela vá para a viagem. Pirata conta que seu maior sonho é ser arqueólogo para caçar tesouros, achar coisas perdidas e desvendar mistérios antigos. Enquanto o pai de todos queria ser um tenor daqueles que cantam em óperas. Fala sobre o seu nascimento que foi quando sua mãe ainda estava na faculdade e quem tomou conta dele foi a sua avó que é dona de uma biblioteca e por isso ele tem um conhecimento esplêndido e também fala do nascimento da bebe que foi emocionante. Depois ele contas como foi o resto de seus dia. Essa basicamente é a história do Blog da Família que é um livro interessante e bom que vale a pena ler e se entregar num mundo tecnológico.


Postado pelo grupo do 8° ano D, formado pelos seguintes componentes: Bianca, Camila Santos, Deyan, Felipe, Natália, Yanca. Descrevendo o resumo do filme!

Entrevista sobre meios de comunicação


Entrevistamos Antonio Vieira, Geólogo,52 anos (tio de Amanda).


Fez parte da infância do mesmo o telefone(via telefonista) , o telegrafo e o correio.

Atualmente ele utiliza o celular e a internet(acessa o Orkut, MSN, e-mail).

Segundo o entrevistado o impacto na sua vida é algo muito importante, pois utiliza também os meios de comunicação citados como ferramenta de trabalho, agilizando dessa forma o desenvolvimento do mesmo.

Concluindo o entrevistado falou que apesar dos novos meios de comunicação facilitar o seu dia-a-dia, ainda sente falta da forma antiga de se comunicar, hoje, diz o mesmo, as pessoas se falam via computador, via celular e outras parafernálias da tecnologia. O abraço, o aperto de mão , o encontro pessoal está ficando cada vez mais fora de moda(como diria os antigos).




Entrevista sob responsabilidade do Grupo 8ºanoD: Amanda Oliveira, Lucas Pires, Risia Bianco, Carlos Roberto e Verônica Kelly.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O blog da família!


Criar esse blog foi ideia da professora de Língua Portuguesa Ana Cláudia, que durante a terceira unidade trabalhou com o livro O blog da família de Giselda Laporta Nicolelis, onde conta de forma clara e jovial a historia de Pirata,que resolveu colocar um blog no ar para falar da família,é um livro muito interresante que acaba reunindo vários assuntos do dia-a-dia das pessoas e principalmente dos adolescentes, aqui vários grupos da nossa sala (8º ano D) estaram postando seus trabalhos sobre o livro.